No início de cada ano, muitas pessoas tiram férias e aproveitam para viajar. O que para os humanos é um momento de alegria, para os animais silvestres pode significar algo bem diferente, um período em que eles correm grandes riscos de morrer atropelados nas estradas.
Os dados são assustadores: cerca de 475 milhões de animais silvestres morrem por ano no Brasil nas rodovias, segundo levantamentos de entidades ambientalistas. Isso significa 1,3 milhão de mortes por dia.
São diversas as razões que levam a esse quadro, de sinalização deficiente nas estradas à falta de corredores ecológicos e passagens de fauna, para que os animais não trafeguem nas rodovias, mas por cima delas.
O período de féria tende a aumentar o volume de carros nas estradas, e os riscos aos animais silvestres. O que é possível fazer, enquanto não temos soluções mais abrangentes?
Para ajudar a preservar as vidas desses animais, os especialistas recomendam que as pessoas se planejem para viajar sempre durante o dia e respeitem os limites de velocidade. Medidas simples, mas que podem ajudar a evitar ou minimizar um acidente, caso um animal cruze à frente do automóvel.



