O AMBIENTALISTAS
Por Wilson GRASSI
Os sonhos nunca envelhecem, portanto o agora é realmente tempo presente.
Nas últimas cinco décadas vimos instituições ruírem, a saúde mundial ser abalada, o crescimento populacional global saltar de 3,5 bilhões de habitantes para 8 bilhões.
Sinal dos tempos, as mazelas experimentadas pelas pessoas, animais e meio ambiente se agravaram drasticamente. Em contraponto, inegável que há despertares. As novas gerações empunham bandeiras e vestem causas, como a ambiental. De um modo geral, a população ascende como massa crítica, se interessa e participa da política e inicia o entendimento sobre o papel e a separação dos poderes do Estado. Reivindica direitos individuais, coletivos e difusos. Esse é o fruto natural do amadurecimento de um país ainda jovem, experimentando modelos de organização e estrutura societária e governamental.
As obrigações ambientais foram assimiladas e cabe a cada um fazer parte da diferença, com o entendimento de que a insegurança alimentar, o desemprego e a falta de capacitação formal e educação e consciência inibem debates altruístas e que possam parecer distantes da realidade do dia-a-dia. O empreendedorismo e a fé que conduzem este projeto como movimento partidário, ambicioso e repleto de ideais e ideias, se alia a força e a perseverança de um número difuso de cidadãos, ávidos por mudança, obstinados em salvar o ambiente e seus componentes.
Para isso, as propostas devem ser claras, práticas e factíveis, no afã de serem implantadas e assimiladas pela sociedade e pelos organismos estatais.
Por isso, são bases principiológicas do AMBIENTALISTAS a democracia, a supremacia dos direitos constitucionais e do indivíduo, a política verde, o crescimento econômico e sustentável, ao alcance de todo e qualquer indivíduo, como força motriz para que haja desenvolvimento humano e social.
Assegurar o exercício da cidadania com liberdade, poder empreender, garantir o acesso aos bens e serviços, enxergar o retorno de taxas e tributos em investimento nas áreas prioritárias como educação, saúde e segurança e almejar a preservação ambiental e proteção de toda e qualquer vida são anseios uníssonos de todos os brasileiros e, portanto, de quem, olhando para o outro, nele se avista.
Somos, afinal, uma única consciência!
EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Posicionamento político que defende uma sociedade ecologicamente sustentável, embasada no ambientalismo, em princípios de não violência, justiça social, crescimento econômico e democracia direta e participativa – mais do que apenas a democracia representativa –, a que visa permitir a tomada de decisões pela sociedade sobre temas de relevância e interesse da maioria e do bem comum.
POLÍTICA VERDE
Desenvolvimento e práticas sustentáveis, economia verde; preservação do meio ambiente; defesa dos animais; coibição à supressão de habitats e biomas brasileiros; incentivo ao uso de energias renováveis; implementação de políticas públicas com vista à prevenção e mitigação do esgotamento dos recursos naturais; qualidade de vida.
Desenvolvimento Humano e SOCIAL
A prosperidade econômica da sociedade deve ser construída sobre o respeito aos direitos individuais, coletivos e difusos. A distribuição de renda, o acesso aos bens e serviços, o acesso à saúde, educação, segurança, habitação e ao meio ambiente equilibrado, tudo isso deve ser conquistado e garantido pela supremacia dos direitos constitucionalmente assegurados.
Crescimento Econômico
QUEM Já FAZ PARTE DO AMBIENTALISTAS
Wilson grassi Jr.
Veterinário, Empresário, Músico
Viviane Cabral
Advogada