O clima quente no Brasil, desde a entrada do verão – que começou em 22 de dezembro e acabará em 20 de março – é um convite para passeios mais frequentes com nossos amigos de quatro patas. E é justamente por causa do calor escaldante dessa estação que os tutores devem tomar cuidados especiais ao caminhar com eles. O risco que deve ser evitado é o de queimar as patinhas do seu amigo, ao passear por ruas, calçadas e até pisos de terra que estão quentes demais, porque ficaram o dia todo expostas ao sol.
Especialistas calculam: se a temperatura ambiente está em 31°C, a do o asfalto pode chegar a 61°C. Uma temperatura de 25°C – algo comum no Brasil – pode levar a do chão até 52°C. Imagine caminhar sobre pisos assim!
Uma dica importante: escolha bem o horário. No passeio da manhã, dê preferência ao período entre 6 horas e 10 horas; se for à tarde, o ideal é sair após as 16h. Esses são os momentos mais frescos do dia – ou pelo menos, os “menos quentes” – e boas opções para passeios mais agradáveis com o seu cachorro. Outra dica: sempre que possível, escolha caminhar pela grama ou pela sombra, preservando as patas deles de superfícies quentes.
E não se esqueça de outros cuidados que valem para o ano todo: leve água para manter seu pet hidratado, use protetor solar específico para pets e pare de vez em quando para que seu amigo possa descansar e seguir curtindo o passeio.



